Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PELADAS NA PRAIA DE BOA VIAGEM - É O CAOS



PELADAS NA PRAIA DE  BOA VIAGEM – É O CAOS
Ysolda Cabral



Adoro ir à praia e caminhar a beira do Mar. A cada km percorrido, entro na água e me deixo descansar embalada pelas ondas. Quando me sinto descansada e renovada, nado um pouco para lá e para cá, sem lembrar de tubarões. Não sei a razão de me sentir tão segura quando estou no Mar. É algo assim inexplicável. Lembro que quando eu estava grávida de oito meses, entrei no Mar e na mesma hora ele me envolveu, me abraçou; me levantou e me levou para longe de onde eu estava. Eu sabia que isso estava acontecendo, mas confiava que ele me traria de volta e me deixei a mercê de sua vontade.

Não sei quanto tempo fiquei assim. O que sei é que ao abrir os olhos, estava praticamente na areia. Exatamente no local onde eu havia deixado minha cadeira. Na realidade, entre mim e ele existe uma relação pra lá de especial. Portanto, temos muita história pra contar. Já perdi as contas das poesias que lhe dediquei.

Por vezes penso em voltar a morar no interior, mas como viver longe do meu Mar?

E o meu Mar é o Mar da bela Praia de Boa Viagem, da qual, infelizmente, não podemos mais desfrutá-la com tranqüilidade uma vez que, sua orla foi toda tomada por marmanjos, pernas de pau, com suas peladas ridículas e perigosas para nós banhistas.

A gente não pode mais caminhar, se bronzear... As crianças não podem brincar na areia sem o risco de levar uma bolada e ir parar no hospital! Até para entrar no Mar ficou difícil, pois, para tanto, temos que passar, bem no meio do "campo”, ou dos “campos”.

E cadê a polícia?  Polícia?! E quem sabe dela?

A gente liga, denuncia. Eles anotam, anotam e anotam e a manhã passa, chega à hora de voltar pra casa e a gente volta triste, decepcionado, irado, cabisbaixo e impotente.

Não faz mal, me consolo e me prometo à noite voltar para caminhar no calçadão. Mas sem iluminação?! Ora, se com todas as lâmpadas acessas é perigoso, imagine com mais da metade das luzes dos postes queimadas!

Olhe sei não... Agora, janeiro está chegando e antes dele chegar, com certeza, chegará o cartão de boas festas IPTU. 

*******

Foto ilustração: Yauanna (praia antes de ser invadida pelas peladas.)

RL em 02/12/2012
Reeditado em 04/12/2012
Código do texto: T4015769
Classificação de conteúdo: seguro