Translate

sábado, 11 de agosto de 2012

O PORTEIRO E O PORTÃO OU SERIA O PORTÃO E O PORTEIRO?



O PORTEIRO E O PORTÃO
OU SERIA O PORTÃO E O PORTEIRO?
De: Ysolda Cabral 
  

Fiquei em dúvida com relação ao título desta crônica, mas como a ordem do fator não altera o produto, vamos ao que interessa:

O porteiro da empresa onde trabalho, profissional competente, maneiroso, paciente, disposto e muito bem educado; saiu de férias.  Para substituí-lo chegou outro, o qual desagradou inexplicavelmente e gratuitamente o portão. 

Desde o primeiro dia que a antipatia, a animosidade, a rija, a peleja, a disputa, o ''quebra-braço'' entre eles só faz aumentar.

Quando o porteiro quer abrir o portão, ele não abre de jeito nenhum. E quando ele quer fechar; o portão, em complô com os que passam, não fecha.

E é assim que o desentendimento entre eles vem se agravando de maneira perigosa e assustadora. Estou pensando, inclusive, se a briga não vem de outras vidas... Tudo é possível, entre o Céu e a Terra... -  Quem vai saber?!

Bom, um é alto e bem magrinho. O outro é de ferro! Deveria ter mais compreensão e tolerância para com o pobre e frágil porteiro, levando em consideração que ele usa coturnos.  Na realidade, ainda não sei se ele usa os coturnos, ou se os coturnos usam ele por maldade e diversão, uma vez que, não deve ser nada fácil ter de se  levantar de sua cadeira, – nada confortável, diga-se de passagem -  parar de brincar com a caneta, ou falar ao celular e ir até o portão ''coturnando'', jardim a fora, toda vez que ele cisma de dá ''piti''.

Testemunha que sou de alguns embates, por vezes tomo partido de um, para logo tomar o partido do outro.

Hoje, mal saí do elevador, notei que chegava uma pessoa, e, imediatamente o porteiro acionou o botão e o seu desafeto do canto não se mexeu.  Cego de raiva, o porteiro não lhe deu outra chance e caprichando no verbo, partiu para o confronto ''corpo a corpo''.

- Também! Tem santo que agüente tamanha provocação?!

Contudo, o porteiro não precisava ir às vias de fato tão intempestivamente, há  de se convir.

-  Custava dar mais uma chance ao portão? Acho que tomei o partido do portão, definitivamente.

- Ou não?!   Hahahahahahahaha 

**********
 Na ilustração Google: O porteiro do Castelo Rá-Tim-Bum.
 **********

Publicado no Recanto das Letras  em 09/08/2012
Código do texto: T3821234